Sobre Automação Industrial no CEUNSP
Assim como o engenheiro, o tecnólogo em Automação Industrial também atua em vários setores industriais, como metalúrgico, de máquinas e equipamentos, automóveis, químico e petroquímico, de bebidas e de papel e celulose, lidando com sensores e controladores de temperatura, pressão ou vazão, por exemplo.
O especialista em Automação Industrial projeta e gerencia a instalação e o uso de sistemas automatizados nos processos industriais. Pode trabalhar, ainda, com automação comercial, desenvolvendo sistemas de segurança ou de gerenciamento de dados para redes de lojas e bancos. As melhores ofertas estão nas grandes indústrias do Sudeste. Há, ainda, perspectivas nos parques industriais da Região Sul.
A base do curso de Automação Industrial combina matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática. O aluno tem, também, muita prática de laboratório, inglês técnico (para auxiliar o uso de manuais e pesquisas na internet) e técnicas de comunicação e expressão. Algumas escolas exigem estágio supervisionado e um trabalho de conclusão, geralmente submetido à avaliação de uma banca de professores.