Home57C77C78-8763-4FB7-A3CC-F103BFBA018E Lista de Cursos

Artes Cênicas

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado e Licenciatura

Área de conhecimento*
Artes e Design

Duração
até 8 semestres

Estágio obrigatório?
Mínimo 400 horas

Mensalidades
a partir de R$ 450,00Ir para oferta

Bolsas de estudo
até 50% de descontoIr para oferta

*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Artes Cênicas

O curso de Artes Cênicas forma profissionais capacitados para trabalhar na produção de espetáculos teatrais, filmes e programas de televisão, atuando na direção, montagem ou atuação.

Além disso, a modalidade de licenciatura prepara novos professores para as escolas da educação básica e de arte e para projetos socioeducativos ou até mesmo para a área da saúde, com fins terapêuticos.

Após a conclusão do curso, o aluno deve ser capaz de entender as principais técnicas e aplicá-las na montagem de cenários, figurinos, produção e direção.

O profissional de Artes Cênicas tem um vasto campo de trabalho, podendo ministrar cursos de atuação, dedicar-se à escrita de críticas, à dublagem ou à produção de peças, filmes e programas de televisão.

Estudante de Artes Cênicas sentado na mesa

Quer saber tudo sobre Artes Cênicas? Aqui no Guia do Estudante Bolsas, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta. E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 50% de desconto.

Mensalidades a partir de R$ 450,00 entre as 1.235 instituições parceiras do Guia do Estudante Bolsas.

Garanta sua bolsa de estudo.

Veja como é simples:

1

Encontre sua bolsa de estudo abaixo

2

Faça sua pré-matrícula online

3

Economize até o fim do curso

Qual a sua localização?
Qual curso você está buscando?

Até quanto pode pagar?

Prefere alguma faculdade?

O que faz o Profissional de Artes Cênicas?

O ator interpreta e representa um personagem, uma situação ou ideia, diante de um público ou das câmeras e microfones. Ele faz isso a partir de improvisação ou de um texto, cenário, tema e com o auxílio de técnicas de expressão gestual e vocal.

O diretor pode trabalhar com cinema, teatro, espetáculos de dança, óperas, musicais, peças publicitárias, de programas de televisão e rádio, cuidando dos fatores artísticos, de produção e de programação.

Ele dirige, cria, coordena, supervisiona e avalia aspectos artísticos, técnicos e financeiros.

Há ainda a possibilidade de dar aulas de atuação, direção e outros aspectos que envolvem as Artes Cênicas.

Nota de corte para Artes Cênicas

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidadesfederais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Guia do Estudante Bolsas desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em umdos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Artes Cênicas foram:

Menor nota de corte

571

Uvv

Maior nota de corte

571

Uvv

Menor nota de corte

614

Ufac

Maior nota de corte

738

Uel

Concorrência no curso de Artes Cênicas

Segundo as estatísticas do Ministério da Educação, em 2016, 6,8 mil estudantes disputaram as 1,1 mil vagas de Artes Cênicas disponíveis no país. Isto significa uma relação candidato vaga de 6,50.

6,50candidatos por vaga

Como é o curso de Artes Cênicas?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Artes Cênicas, definido anteriormente como Teatro, deve conter um conjunto de disciplinas básicas, específicas e teórico-práticas que se interliguem.

No conjunto básico estão os estudos sobre as Artes Cênicas, a Música, a Cultura e a Literatura, focando na manifestação da vida e seus valores, a História do Espetáculo Teatral, a Dramaturgia, a Encenação, a Interpretação Teatral e Ética Profissional.

No conteúdo específico está inserida a História da Arte, a Estética, a Teoria e o Ensino do Teatro, a Expressão Teatral e a Comunicação Humana.

As disciplinas teórico-prática trazem o domínio das técnicas e atividades relacionadas com Espaços Cênicos, Estéticos, Cenográficos e domínios específicos em produção teatral, como expressão da arte, da cultura e da vida.

O estágio supervisionado é requisitado sempre que o aluno escolher a modalidade de licenciatura. Devem ser cumpridas ao menos 400 horas. O aluno também terá que cumprir disciplinas pedagógicas.

Para ingresso no curso de Artes Cênicas, a faculdade poderá exigir a realização de uma prova específica de habilidades além do vestibular.

Quantos profissionais de Artes Cênicas se formam por ano no Brasil?

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), todos os anos 320 profissionais se formam em faculdades de todo o país.

320profissionais se formam por ano no Brasil

Faça carreira em Artes Cênicas

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Artes Cênicas trabalha nos mais variados veículos de comunicação como rádio, TV, cinema, teatro, bem como em estúdios de dublagem. Algumas de suas características principais são o trabalho em grupos ou equipes, em horários noturnos e irregulares.

É um profissional multifuncional, que aplica seus conhecimentos em eventos, recursos humanos, atividades terapêuticas diversas, atividades recreativas, culturais, de ensino e pesquisa.

Trabalha por conta própria, com contrato por obra, ou empregados com carteira assinada em empresas de mídia e produtoras culturais.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Além da importância de diploma em curso superior reconhecido pelo MEC, o ator precisa do registro profissional oferecido pelo Ministério do Trabalho, popularmente conhecido como DRT.


Quais são as principais competências pessoais do Profissional de Artes Cênicas?

As principais características do profissional deArtes Cênicas, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Demonstrar vocação;

  • Sensibilidade;

  • Desenvolver talentos;

  • Conhecimentos técnicos e artísticos;

  • Trabalhar em equipe;

  • Participar de processos de criação coletiva;

  • Estabelecer vínculos de reciprocidade com os colegas;

  • Autodisciplina no trabalho;

  • Domínio do idioma;

  • Consciência ética da função social do ator;

  • Desenvolver estilos diferentes de interpretação.

Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Artes Cênicas