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Informações

Marketing

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado e Tecnólogo
Área de conhecimento*
Ciências sociais aplicadas
Duração
em média, 4 anos
Estágio obrigatório?
Não
*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Marketing

O curso de Marketing forma profissionais capazes de detectar e aproveitar as oportunidades do mercado, traçar e executar estratégias para melhorar a imagem de uma marca ou produto, tornando-os mais competitivos, e trabalhar com pesquisa de mercado.

Além disso, o Marketing vem ganhando destaque com o avanço da internet, por inserir as marcas no contexto digital e criar relacionamento com os usuários das redes sociais.

Ao final do curso, o aluno se qualifica como um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas e criar estratégias mercadológicas. Será capaz de acompanhar e analisar todo o processo de venda, desde concepção da ideia de um produto ou serviço até a satisfação do consumidor, a fim de fidelizar clientes e aumentar o alcance da marca.

No mercado de trabalho, o profissional pode atuar em departamentos de Marketing de grandes empresas, como consultor em pequenos e médios negócios ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

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O que faz o Marketing?

O profissional de Marketing elabora planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação das empresas, implementando e coordenando a execução de atividades.

Ele pode assessorar a diretoria e outros setores da empresa. Em sua área de atuação, gerencia recursos humanos, administra recursos materiais e financeiros e promove condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade.

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Personagem Quero Bolsa

Nota de corte para Marketing

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Marketing foram:

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Menor nota de corte

450

Febac

Maior nota de corte

670

Uam

Menor nota de corte

452

Unicid

Maior nota de corte

669

Unisinos

Menor nota de corte

627

Ifrn

Maior nota de corte

780

Usp

Está com dúvidas sobre Marketing?

Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas

Como é o curso de Marketing?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino já oferecem a opção de bacharelado.

O curso tecnológico deve apresentar conteúdos gerais sobre esse campo, além dos conteúdos específicos de Marketing. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Entre as disciplinas básicas e específicas do curso de Marketing, encontram-se:

  • Matriz de análise;

  • Comportamento do consumidor;

  • Estratégia;

  • Produto;

  • Preço;

  • Distribuição;

  • Comunicação;

  • Marketing de varejo;

  • Gestão de Marcas;

  • Pesquisa;

  • Serviços;

  • Código de Defesa do Consumidor;

  • Marketing Social e Ambiental;

  • Marketing Digital.

Qual a grade curricular de Marketing?

Para conhecer as matérias do seu curso de Marketing, basta acessar abaixo:

Grade Curricular de Marketing

Faça carreira em Marketing

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Marketing exerce suas atividades em empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral. Geralmente, atua com carteira assinada.

Trabalha em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em períodos diurnos. Em alguns casos, atua sob pressão, o que pode ocasionar situações de estresse.


Quanto ganha um Marketing

O salário médio de um Marketing no Brasil é de R$ 3.454,75. Os estados onde a profissão de Marketing têm os melhores salários são São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Marketing.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

É necessário diploma em um curso reconhcido pelo MEC para poder atuar profissionalmente. No caso do analista ou tecnólogo em Marketing, o tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Para atuar como administrador na área de Marketing, é exigido também registro no Conselho Regional de Administração (CRA).


Quais são as principais competências pessoais do Marketing?

As principais características do profissional de Marketing, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Liderar pessoas;

  • Capacidade de negociação;

  • Tomar decisões;

  • Capacidade de abstração;

  • Trabalhar em equipe;

  • Raciocínio analítico;

  • Capacidade de síntese;

  • Capacidade de relacionamento interpessoal;

  • Flexibilidade;

  • Agir com empatia;

  • Organização;

  • Habilidades comunicativas;

  • Criatividade;

  • Saber ouvir;

  • Visão sistêmica.