Envie mensagem ou ligue
Informações

Cursos Livres

Tudo que você precisa saber sobre cursos livres:
encontre cursos disponíveis, entenda como funcionam, veja as vantagens e desvantagens e solucione todas as suas dúvidas.

Buscar cursos livres
Digite o curso
Digite as faculdades
Até quanto pode pagar?
Encontrar minha vaga

O que é um curso livre?

Os cursos livres oferecem conteúdos específicos. As aulas são mais enxutas e direcionadas em comparação às aulas de graduação, por exemplo.

Entenda os cursos livres

Os cursos livres estão inseridos na modalidade de Educação Profissional e podem ser muito úteis para quem quer se atualizar ou aprender conteúdos novos.

Este guia rápido foi feito para você entender como funcionam os cursos livres no Brasil e, principalmente, te ajudar a começar a pensar em uma profissão para o seu futuro.

Qual a duração de um curso livre?

O curso livre possui duração variável. Há opções com 8 horas, 40 horas, 200 horas, entre outras cargas horárias.

Quem pode fazer cursos livres?

Não há idade mínima para iniciar um curso livre. O MEC aconselha que o interessado tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental.

Quais são as áreas dos cursos livres?

Os cursos livres abrangem todas as áreas de conhecimento. Há cursos nas áreas de exatas, humanas, biológicas, saúde, jurídica, informática, entre outras.

Qual a diferença entre cursos livres e cursos técnicos?

A diferença em relação aos cursos técnicos é a certificação. Ao se formar em um técnico, o aluno recebe um diploma que confere título. No caso da modalidade livre, não há essa certificação.

Os órgãos que regulamentam as profissões não reconhecem o curso livre como habilitação profissional, mas como uma capacitação ou atualização. Geralmente, os cursos livres conferem apenas um certificado de participação.

O MEC reconhece o certificado emitido pelo curso livre?

Apesar de ter base legal, a partir do Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, este tipo de curso não têm uma regulamentação específica.

Por ser livre, o MEC não se responsabiliza por este modelo de curso e, portanto, não o reconhece. Este fator, entretanto, não inferioriza a modalidade de cursos livres, já que existem diversas opções qualificadas disponíveis.

Como ingressar em um curso livre?

É necessário procurar as instituições que oferecem essa modalidade. No mercado, há cursos livres presenciais e a distância. Antes de concluir a compra de um curso, lembre-se de buscar por referências sobre as empresas que disponibilizam esses cursos.

Os cursos livres servem como um complemento para a carga horária de cursos de graduação?

Os cursos livres podem ser utilizados como atividades complementares no momento de preencher a carga horária exigida pela faculdade.

Portanto, além de quitar as horas extracurriculares necessárias para se formar, o estudante aprende conteúdos novos e atualiza o currículo.

Cursos livres pagos ou gratuitos? Qual a melhor opção?

Há cursos livres que cobram pelo certificado de conclusão, mas não cobram pelo conteúdo. Outras cobram somente pelo curso ou não cobram nada.

Não há uma opção ideal, o importante é reunir referências sobre a instituição e pesquisar informações com ex-alunos. Veja se a carga horária é adequada ao seu dia a dia e se os valores são interessantes para o seu bolso.

Vale a pena fazer curso livre, então?

É necessário avaliar os objetivos e necessidades de cada pessoa. Se você não quer um conteúdo aprofundado, precisa aprender rapidamente (sem gastar muito tempo ou dinheiro) e não faz questão de um diploma, o curso livre é uma boa opção.

Com o Guia do Estudante Bolsas, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas vagas do seu interesse.

Com o Guia do Estudante Bolsas, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre seu curso

1
Busque informações sobre bolsas de estudo, faculdades, cursos e preços.
Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais vagas estão mais próximas a você.

Garanta sua bolsa de estudo

2
Pague a pré-matrícula e estude com o menor preço até o fim do curso.
Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até se formar!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula.
Personagem Quero Bolsa