Envie mensagem ou ligue
Informações

Especialização

Tudo que você precisa saber sobre a sua Especialização:
entenda a diferença entre os diversos tipos, método de ingresso,
carga horária, avaliações, características dos cursos e encontre a
opção ideal para você.

Buscar cursos Pós-graduação
Digite o curso
Digite as faculdades
Até quanto pode pagar?
Encontrar minha vaga

Descubra o melhor da pós-graduação

O que é curso de pós-graduação?

A pós-graduação é uma complementação à formação acadêmica. Existem diversos tipos de pós, como mestrado , doutorado , especialização e MBA . Para cursar uma pós é necessário ser formado em um curso de graduação, independente da área. Na pós você pode continuar a desenvolver o que aprendeu na graduação, focando em uma área específica do seu campo de atuação. Também é possível buscar cursos em outras áreas completamente diferentes da sua formação, as quais podem ser mais condizentes com a carreira que você deseja seguir.

O que é especialização?

O curso está categorizado na modalidade de pós-graduação lato sensu e, como o próprio nome diz, eles são próprios para quem deseja se preparar para ser um especialista em determinada área, dominando as técnicas necessárias para a atuação profissional no meio escolhido. O foco é voltado para a aplicação prática do conhecimento especializado no dia-a-dia de trabalho.

Cursos de especialização (lato sensu) devem ter duração mínima de 360 horas-aula, segundo regulamento do Ministério da Educação (MEC).

Qual a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu?

Existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. A diferença entre os cursos é o foco da área de estudo. Enquanto o stricto sensu é voltado para a pesquisa científica e docência, o lato sensu serve como uma especialização da sua área de atuação.

No entanto, com a necessidade de integração constante entre diversas áreas para a produção de tecnologias e serviços que tragam cada vez mais facilidade ao consumidor, o sentido geral de especialização vem tomando uma nova forma, integrando conhecimento de novas áreas.

1. Pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu diz respeito aos cursos de especialização, englobando cursos de Master Business Administration ( MBA ). Essa pós-graduação é voltada para o desenvolvimento de novas habilidades que, combinadas com o foco inicial de sua área, podem ampliar o seu valor no mercado de trabalho.

Nessa matéria da Revista QB é possível esclarecer qual a diferença entre os cursos de especialização e de MBA .

2. Pós-graduação stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu engloba os cursos de mestrado e doutorado , fundamentais quando se pensa em seguir carreira científica ou praticar a docência em instituições de nível superior. Além destes, há a modalidade de mestrado profissional, que é menos voltada para a pesquisa e docência, e mais focada no dia-a-dia profissional.

Como funciona a pós-graduação?

A dinâmica do curso de pós-graduação dependerá muito do tipo escolhido, pois cada uma possui especificidades que podem ser consultadas na página de pós-graduação . Quanto à especialização, os procedimentos são os seguintes:

1. Processo seletivo

No que se refere à especialização, o processo seletivo dos cursos costumam ser mais facilitados. Isto se dá por diversos fatores, como, por exemplo, a grande oferta de cursos e a maior popularização deste tipo de pós-graduação. Em geral, o processo conta apenas com análise do currículo do candidato.

2. Duração do curso

A duração dos cursos depende muito da área e da instituição escolhidas. No que se referente aos cursos lato sensu (especializações e MBA ), a carga mínima regularizada pelo Ministério da Educação (MEC) é de 360 horas-aula ou, no mínimo, 6 meses. Os cursos, de maneira geral, têm duração média de um a dois anos, mas nada impede que tenham menos tempo (dentro do regularizado pelo MEC).

3. Modelo de aulas

Com um modelo mais tradicional, as aulas dos cursos de especialização possuem dinâmica semelhante ao do curso de graduação, com a promoção de seminários para aprofundamento dos temas estudados em sala de aula. Como um dos focos do curso é a aplicação do conteúdo aprendido no cotidiano de trabalho, existem opções de aulas práticas como parte da carga horária obrigatória.

4. Avaliação

Os métodos de avaliação dentro de um curso de pós-graduação vão variar muito de acordo com o tipo e a área de estudo, além das normas internas da instituição de ensino. Podem ser aplicadas provas orais e discursivas, seminários, debates, produção de artigos, provas práticas ou outros métodos avaliativos. Eles serão escolhidos pelo professor de acordo com a sua avaliação para um melhor aproveitamentos dos alunos.

5. Trabalho de conclusão

Para concluir efetivamente um curso de pós-graduação, é necessário, até o momento, apresentar um trabalho ao fim do curso. Em especializações é comum que se peça a elaboração de monografias sob a orientação de um professor. Estes trabalhos são realizados dentro da área de estudo, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Ao se formarem, os alunos recebem um certificado de conclusão que os considera especialistas naquela área.

Posso fazer um curso de pós-graduação fora da minha área?

Sim, você pode fazer um curso de pós-graduação fora de sua área de formação original. Inclusive, é uma ótima estratégia para enriquecer ainda mais o seu trabalho. Agregando conhecimento de outras áreas é possível enxergar novas possibilidades para resolução de problemas e novas estratégias para o ambiente profissional.

Também é uma boa alternativa para quem procura mudar o foco profissional sem precisar fazer uma segunda graduação. Nesse artigo da Revista QB você encontra mais informações sobre esse tema: Quer mudar de carreira? Faça uma pós-graduação

Vale ressaltar que a pós-graduação em uma outra área não dá direito ao exercício de profissões regulamentadas, como a Engenharia, a Medicina, a Nutrição e a docência, por exemplo.

Posso começar a pós-graduação antes de me formar?

De acordo a Resolução nº 1/2007, artigo 1º, parágrafo 3, estabelecida pelo MEC, apenas portadores de diploma de curso superior podem fazer matrícula em cursos de pós-graduação. Isso quer dizer que somente os estudantes que finalizaram a graduação e colaram grau sem nenhuma dependência podem iniciar uma especialização.

Cursos de especialização são reconhecidos pelo MEC?

O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos de pós-graduação lato sensu. Basta apenas que instituição de ensino seja credenciada para o exercício das atividades propostas, e que cumpra os requisitos mínimos da regulamentação sobre cursos de especialização e MBA . Para conferir os cursos credenciados, basta acessar o formulário de busca do MEC.

Tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Sim, os formados em cursos de tecnologia recebem diplomas de graduação, tal qual os que se formaram em cursos de licenciatura e bacharelado. Por isso, não existe nenhum regulamento que proíba o tecnólogo de realizar cursos de pós-graduação, sejam eles de especialização, MBA , mestrado ou doutorado .

O certificado mostra que minha pós-graduação foi EaD?

Quando você faz uma pós-graduação à distância, essa informação não fica registrada em seu certificado de conclusão. Esse documento terá as mesmas informações que o certificado de um curso presencial teria: nome do aluno e da instituição, qual foi o curso realizado, período de realização e data de conclusão. Não há qualquer menção ao curso ter sido feito na modalidade EaD.

9 motivos para começar já a sua pós-graduação

A cada dia que passa fazer uma pós-graduação se torna mais comum do que você imagina. Isso porque o curso traz diversas vantagens para aquela pessoa que não quer ficar apenas na graduação, mas deseja ter diversas vantagens em sua carreira e, claro, no mercado de trabalho.

A Revista QB listou os principais motivos para encarar uma pós. Confira abaixo:

1. Ser um especialista em uma área

Um curso de pós-graduação traz um maior aprofundamento sobre determinada matéria vista anteriormente na graduação (ou não, já que pode ser realizado por pessoas formadas em outras áreas). O profissional aprende mais, analisa questões diferenciadas e garante uma bagagem maior em certo assunto, passando a ser visto como referência.

2. Ter um currículo de destaque

Um currículo que traz um curso de pós-graduação chama muito mais a atenção do que outro que possui apenas a formação na graduação. Isso permite que, ao ter sua experiência analisada por um recrutador ou por uma empresa, o profissional tenha um destaque maior em relação a outros, principalmente se estivermos falando sobre uma oportunidade de vaga, por exemplo.

3. Concorrer a cargos mais altos

Uma pós-graduação - principalmente as categorizadas como lato sensu (especialização ou MBA ) - são ótimas alternativas para quem deseja uma promoção na empresa que em trabalha.

Por exemplo, um estudo realizado pelo Conselho de Executivos (o Executive MBA Council – Embac), em 2014, aponta que um pouco mais de 40% dos profissionais que realizaram um MBA receberam uma promoção no trabalho depois de fazer o curso. Outros 53% afirmaram ter assumido novas responsabilidades. Isso mostra como existem chances muito concretas de haver aquela tão sonhada promoção depois que você fizer a sua especialização.

4. Poder ter salários maiores

De acordo com dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, de 2018, os salários de profissionais com uma pós-graduação podem chegar a 50% mais do que aqueles que só possuem a formação superior inicial. Isso mostra como os cargos com salários maiores são destinados a quem tem uma maior bagagem profissional - e ter uma pós-graduação pode ajudar nessa missão.

5. Fazer contatos

O chamado networking é uma das principais vantagens para quem está fazendo uma pós-graduação. Isso porque, ao fazer o curso, você tem contato (mesmo que a distância) com profissionais interessados em uma mesma área, sejam eles alunos ou professores. Assim, existe uma troca de experiências e conhecimento muito benéfica ao pós-graduando.

6. Poder expandir sua carreira

A partir do momento que você faz uma pós-graduação é possível obter mais informações sobre uma área ou matéria estudada. Assim, sua carreira será expandida para que você tenha muito mais conhecimento e "pense fora da caixinha", tendo uma visão muito mais ampla sobre o que está sendo estudado.

7. Aumento da empregabilidade

Se você está procurando uma nova oportunidade no mercado de trabalho, saiba que fazer uma pós-graduação também pode ser uma ótima alternativa. Isso porque os recrutadores dão prioridade para quem tem mais conhecimento profissional e, como dito antes, o curso ajuda bastante nessa questão.

8. Poder mudar de carreira

Não é necessário que você seja formado na mesma área da pós-graduação para cursá-la. Por isso é comum que muitas pessoas recorram a uma especialização para mudarem o caminho de suas carreiras. Só não esqueça que algumas profissões exigem que haja a formação na graduação para atuar na área. Por exemplo, no Direito, onde, para advogar, é necessário ser bacharel no curso e também passar no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

9. Atualizar conhecimentos

Se você já se formou na graduação há algum tempo ou quer estar atualizado sobre as principais novidades em uma área ou matéria, fazer uma especialização, mestrado ou doutorado também pode ser uma ótima alternativa. Isso porque você terá contato direto com aquilo que está sendo abordado, seja na aula com o professor ou por meio de pesquisas.

Com o Guia do Estudante Bolsas, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas vagas do seu interesse.

Com o Guia do Estudante Bolsas, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre seu curso

1
Busque informações sobre bolsas de estudo, faculdades, cursos e preços.
Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais vagas estão mais próximas a você.

Garanta sua bolsa de estudo

2
Pague a pré-matrícula e estude com o menor preço até o fim do curso.
Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até se formar!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula.
Personagem Quero Bolsa